Passeios pelas praias de Caraíva

Instagram caraiva
Festival Novo Mundo, Caraíva Bahia
30/10 a 03/11 2019

Praias da região

Uma das atividades mais frequentes em Caraíva é caminhar na areia. Pode-se observar praias de natureza preservada. Os moradores nativos são pescadores e índios Pataxó. De Caraíva a Prado tem kms de praias virgens com pequenas barras, imponentes falésias e coqueirais. Em Caraíva tem também passeio de buggy ou lancha para conhecer a Reserva indígena do Porto do Boi com rituais e AWE e de buggy, a praia da Ponta de Corumbau e a Praia do Espelho e recifes de corais com mergulho snorkel.
Passeio de Buggy para Corumbau e Reserva Indígena Porto do Boi
www.taxiemcaraiva.com.br
73 99158-0130 caraiva2013@gmail.com

Corumbau possui umas das praias mais lindas do Brasil, com águas calmas e transparentes e infraestrutura de restaurantes e barracas de praia. A maioria dos visitantes fazem o bate-volta de lancha ou buggy saindo as 9h da manhã e voltando as 15h.
Passeio de lancha até praia do Espelho e Corumbau com snorkel
Lanchas e tarifários 73 99158-0130 caraiva2013@gmail.com

O passeio começa na Beira do Rio Caraíva onde embarca no cais da ANAC, nos recifes há uma parada para mergulhar com snorkel, chegando na Praia do Espelho e Curuípe. A volta de lancha é a partir das 14h dependendo do tempo e vento.
Descida de Boia pelo rio Caraíva
No centro da Vila de Caraíva na Beira do Rio tem a ANAC que organiza o passeio também na chegada perto da balsa o ponto do Petróleo.
O passeio consiste em subir pelo rio de lancha e aproveitar a vazante para voltar até o pier de Caraíva flutuando. O passeio permite contemplar a natureza de perto, manguezais principalmente.

Passeios na caminhada

As praias da região bem cedo pela manhã e especialmente quando tem maré baixa e o vento ainda não sopra forte comvidam aos visitantes e amantes da caminhada a andar cada um ao seu ritmo pelas extensa praia Pedra do Negro na aldeia Xandó ao sul das praias Barra de Caraíva e Caraíva, começa onde tem o marco Brasileiro que limita a Reserva Indígena do Parque Nacional do Monte Pascoal com a vila de Caraíva.
Praia do Espelho: Caminhe até a Barra de Caraíva e atravesse o rio Caraíva com um balseiro. Siga mais 3 km até a Praia do Satu, 4 kms mais até a Ponta do Toque-toque, tem que subir as falésias pela trilha e seguir as indicações, encontrará uma pequena lagoa, continue por caminhos de areia que tem mirantes e desça no final do caminho, caminhe pela praia 2 kms até a Praia do Espelho. As vezes nas rochas pode se ver tartaruga cabeçuda. Não é recomendável caminhar durante a maré alta pois tem trechos que as ondas tocam as paredes das falésias.
Praia do Satu: Atravesse na Barra do rio Caraíva pela manhã e caminhe pela praia 3 km. É um bom lugar para relaxar na praia paradisíaca, belos recifes convidam a mergulhos com snorkel. Tem barracas que vende água mineral, água de coco, cerveja e Refrigerantes.
Piscinas Naturais: Pela praia de Caraíva direção Sul, uma curta caminhada pela beira da da praia, já dentro da Reserva Indígena Pataxó (Aldeia Xandó). Durante a maré baixa formam-se piscinas naturais. Pode-se encontrar água de coco e comprar colares de sementes e artesanato Pataxó num coqueiral na cabana do Paty a 1 km de Caraíva.
Aldeia Mãe Barra Velha: Caminhe 4 kms pela praia direção Sul, há varias barracas com caminhos que levan a estrada da Aldeia Mãe de Barra Velha, continue os fios de energia para achar a aldeia. Na praça tem venda de artesanato, sementes em forma de colares. Não há restaurantes, só conveniências. Esse passeio também pode ser feito de Buggy.
Porto do Boi: Agende com O Buggy do Daniel este passeio e conheça a Reserva Indígena do Porto do Boi. Vivencias Centro Cultural Pataxó do Porto do Boi. História do povo Pataxó, artesanato, comidas típicas, ervas medicinais, ritual Pataxó, aplicação do Kuhuytu (Rapé), pintura corporal. Venha fazer parte de nossa Cultura
Passeio de Buggy